Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

...Seus Profetas...

Não, não. Olhe com mais atenção, este homem não é Edir Macedo, na verdade ele é um dos mais conceituados doutores em teologia da IASD. Seu nome é Angel Manuel Rodríguez, ele é diretor do Instituto de Pesquisas Bíblicas da associação Geral. É ele o autor da lição da Escola Sabatina do último trimestre de 2008 intitulada "A Doutrina da Expiação". Foi no dia 20 de Dezembro de 2008 quando houve uma reinauguração da igreja, então chamaram um bam,bam,bam da associação, que eu já esqueci o nome, para passar a lição; e quando chegou à página 151 do dia 18 de Dezembro ele leu como está na lição: "Cristo e o Espírito Santo são a mesma pessoa". E aí ele perguntou: Cristo e o Espírito Santo são a mesma pessoa irmãos? E os irmãos em unissono. Simmmm, e ele, não irmãos, isso aqui foi um erro de impressão. É realmente querer chamar os membros de idiotas, como pode ser erro de impressão? Basta ler todo o contexto para perceber que não houve erro nenhum, o que o autor quis dizer foi isso mesmo, que não existe uma outra pessoa chamada Espírito Santo, mas que este ser é realmente o próprio Jesus, o que vem ao encontro do que diz EGW em Manuscript Releases vol.14, pag,23 e24 " Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que ele deveria deixa-los, ir para o Pai e enviar o Espírito Santo para ser o seu sucessor na terra. O Espírito Santo é ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela." Em um outro artigo da revista Adventist World também de Dezembro de 2008, Angel Manuel Rodríguez falando sobre monoteísmo, deixa bem claro que existe apenas um DEUS, único e incriado e que embora alguns possam ser chamados de "deuses" são na realidade criaturas e como tais,essencialmente diferentes do Senhor. Diz mais: "Essa compreensão bíblica de Deus e da natureza dos "deuses" pode não combinar com a tradicional e estreita definição de monoteísmo, mas é monoteísta no sentido de não reconhecer a existência de nenhum outro ser que seja, em algum sentido, similar ao Senhor Deus ou que participe de sua natureza distinta. A singularidade de Deus não nega a pluralidade de pessoas na divindade, mas nunca deveria ser considerada como pluralidade de "deuses". O mistério da divindade reside no mistério de sua imparidade".
Começo a ficar preocupado com o futuro do irmão Angel na igreja com esse tipo de declaração, pois outras pessoas no passado que tinha pensamento semelhante, hoje em dia já não são bem quistos pela organização. É o caso por exemplo de Urias Smith que com a idade de trinta e três anos, em 1855, tornou-se redator... Serviu a Review por cinquenta anos, a maior parte do tempo como redator chefe, mas também por muitos anos como guarda livros, chefe de escritório ou revisor. Aos doze anos perdeu uma das pernas num acidente acima do joelho e foi o primeiro homem a obter uma patente para uma perna artificial com articulação no joelho para poder ajoelhar. Por muitos anos Urias smith ocupou o cargo de secretário da Associação Geral. Entre nove e doze horas da noite ele também achava tempo para escrever livros. Sua obra mais famosa é Daniel e Apocalipse que permaneceu como a interpretação adventista padrão dos dois grandes livros proféticos até décadas depois de sua morte. Hist. do adventismo pag.106 & 107. O qual E.G.W. declara:" Quatro livros especiais, DANIEL E APOCALIPSE, O grande Conflito, Patriarcas e profetas, e o Desejado de Todas as Nações deveriam ser levados para o mundo. A grande instrução contida em Daniel e Apocalipse foi avidamente lida por muitos na Austrália. Este livro foi o meio de trazer muitas almas preciosas a um conhecimento da verdade. Tudo o que pode ser feito deveria ser feito para circular os ensinamentos sobre Daniel e Apocalipse. Eu não conheço nenhum outro livro que pode tomar o lugar deste. É a mão de Deus nos ajudando". Manoscript 76, 1901. O estranho é que um homem com um currículo deste e com uma declaração desta da mensageira do Senhor, hoje em dia não tem o menor valor para a IASD. Seus livros foram todos destruídos pela organização; mas Deus sempre preserva sua palavra e hoje em dia podemos adquiri-lo através do sit http://www.adventistas-historicos.com/ . Algo idêntico aconteceu com o pastor M.L.Andreasen que escreveu "O Ritual do Santuário",também no site, e que falaremos sobre ele em outra oportunidade. Mas se prestarmos bem atenção, nem mesmo E.W. hoje em dia tem o mesmo valor que tinha no passado. " Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, andai por ele e achareis descanso para vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos. Jer.6:16
" Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros;crede nos seus profetas e prosperareis. 2 Cronicas.20:20.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

...Fizeram Amigos...

Já dizia o poeta: " Quando o muro separa uma ponte une." Com a palavra de Deus não funciona assim, ela com certeza faz as duas coisas, ou seja, separa e une de acordo com a conveniência de cada um; isso é tão verdade que hoje em dia existe igreja pra todo tipo, desde os "normais" até para surfistas, lutadores de boxe, prostitutas e até homossexuais, parece até comunidade do Orkut, " se você pensa assim sente-se conosco" é o que dizem. No conceito da igreja você pode fazer qualquer coisa ou ser qualquer coisa, mesmo já fazendo parte da membresía, ou seja, roubar, matar, adulterar é coisa do ser humano, afinal a carne é fraca. Você pode fazer parte de qualquer organização, seita ou partido político, ainda assim a igreja está sempre disposta a lhe receber ou lhe resgatar, afinal Jesus morreu por todos e nos lhe amamos, dizem, você pode cometer as maiores atrocidades, que os pastores e membros vão logo visita-lo em casa ou na cadeia, afinal o irmão teve uma fraqueza e caiu. Agora, a coisa fica bem diferente quando o membro se torna um dissidente, aí sim o bicho pega, dissidente é um pária, um leproso, um herege; o conselho é: Não fale com ele, não ande com ele, não coma com ele; dissidente é aquele "tal" de 1cor.5:11. Em todo lugar existe as divergências; em casa, no trabalho, na escola e até na igreja; há pessoas que não se dão, não se falam e se evitam a qualquer custo, mas basta encontrarem um ponto de apoio em comum que todas as magoas e divergências ficam para trás. Há um irmão que por muitos anos exerceu vários cargos na igreja; ele conhece bem a bíblia, o manual da igreja, tem porte físico, mental e intelectual para ser um grande líder, entretanto devido a politicagem e panelinhas dos "donos" da casa, não querem ele como ancião, diácono nem mesmo como professor de escola sabatína, ou seja, na cabeça de um ou dois que comanda a comissão ele é um verdadeiro inútil que não serve pra nada, mas foi só esse irmão discordar do meu ponto de vista ( Trindade, Natureza humana de Cristo, Batismo em nome de Jesus, ...) que imediatamente o convidaram para participar da minha inquisição. Lucas 23:12 diz: "No mesmo dia Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; antes disso andavam em inimizade um com o outro."

domingo, 26 de julho de 2009

Um Tiro Pela Culatra

Num desses encontros regionais aqui na APS no qual eu participei como ancião de igreja, me deram de presente esta revista Parousia com o título "A Trindade nas Escrituras" , Confesso que não me interessei muito pelo tema pois pensei: "Já conheço tudo sobre o assunto" e então a deixei tomando um pouco de pó na estante, mas como nada é para sempre, um dia eu a peguei e comecei a ler, uma leitura realmente fascinante, mas ao contrário do que pensei eu não sabia muito a respeito do assunto. Você acredita que eu nunca tinha ouvido falar que existiam pessoas que eram antitrinitarianas? Quando eu isso só pude rir e pensei: "existe cada maluco. Como pode alguém não acreditar em algo que é tão claro? Como não acreditar em uma doutrina que parece sempre existiu?" Mas em um dos artigos escrito pelo Ph.D. Jerry Moon que é Diretor do Departamento de História Eclesiástica do Seminário Teológico Adventista da Andrews University, estava escrito que a palavra trindade não existia na Bíblia (isso eu já sabia) , mas à pagina 24 ele dizia que também não constava nos escritos de Ellen G. White, isso acabou me deixando intrigado pois eu tinha lido varias vezes essa palavra em seus livros; desse momento em diante tudo veio como um turbilhão, nesse mesmo dia alguém me deu um cd de Daniel Spencer intitulado "A guerra dos 5 sentidos", este cd, você goste ou não, me ajudou a fazer uma reforma em minha vida espiritual, a partir daí comecei descobrir coisas como: Illuminati,Massonária, Templários e principalmente ecumenismo. Ao estudar esse tema, descobri que a trindade, apesar do que dizem os Ph.Ds., não é uma doutrina e sim um dogma, sendo o principal ensino da igreja católica que todos sabem é "BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA."apoc.17:5 ra. Descobri para meu espanto, que para fazer parte do concílio mundial das igrejas é preciso aceitar essa "doutrina", mas o que quase me deixou de cama foi a declaração de alguns livros da CPB que estão à venda nos cels.
Em Busca de Identidade - edição 2005
Pag.112: " A esmagadora maioria dos primeiros líderes adventistas não conseguiria concordar com pelo menos três seções da declaração denominacional de crenças de 1980. Essas três seções tratam da Trindade, da plena divindade de Jesus e da personalidade de Espírito Santo."
Pag. 16 : " A maioria dos fundadores do adventismo do sétimo dia não poderia unir-se à igreja hoje se tivesse que concordar com as 27 crenças fundamentais da denominação. Para ser mais específico, eles não poderiam aceitar a crença de nr.2, que trata da doutrina da Trindade... Semelhantemente, a maioria dos fundadores do adventismo do sétimo dia teria dificuldade em aceitar a crença fundamental nr.4 que afirma a eternidade e divindade de Jesus... A maioria dos lideres adventistas também não endossaria a crença fundamental nr.5 que trata da personalidade do Espírito Santo."
A Trindade - ed. 2003
Pag.12: " É adequado que o adventismo do sétimo dia avance em direção contrária ao pensamento da ampla maioria dos pioneiros, que eram claramente antitrinitarianos?"
Pag.17: " Entre os pioneiros temos de incluir Ellen White."
Pag.221: " Ainda assim, todas essas objeções utilizavam textos bíblicos em sua explanação. Os pontos de vista da igreja finalmente mudaram porque os adventistas chegaram a uma compreensão diferente da evidência bíblica."
Mais uma vez quero lembrar aos irmãos: Somos seguidores de Cristo e não de PHDs. " Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó PAI, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas cousas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim ó PAI, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por MEU PAI. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Mat.11:25-27 ra.

sábado, 25 de julho de 2009

Orgulho e Preconceito II

É óbvio que o objetivo deste blog é ajudar algumas pessoas a conhecer a verdade por trás dos fatos, mas também é uma ferramenta de desabafo e é aí que algumas pessoas podem não gostar do que estão lendo, entretanto vejam esse caso como exemplo: Na última quarta 22, dois anciãos, os BBs, Benedito e Belmiro estiveram em minha casa para avisar que meu nome havia passado na comissão e que eu seria removido do rol de membros da igreja, eu disse que tudo bem que não teria problema nenhum, mas que tinha certeza que os dissidentes estavam certos e eles apenas disseram que a verdade e a mentira eram muito parecidas, pedi para que examinassem com mais atenção porque eu sabia que eles não o tinham feito; o Benedito disse que tinha dado uma olhada e o Belmiro disse que nem isso. Fiquei triste, mas não surpreso, triste porque acredito que um assunto de tal relevância não pode ser tratado assim como algo sem importância, afinal há vidas em jogo, a minha ou a de centenas que eles estão conduzindo. Como é que pode uma comissão se reunir e fazer valer a opinião de um "pastor" ou "ancião" acima de um assim diz o Senhor? Como é que alguém tem coragem de levantar a mão para condenar alguém sem ter conhecimento de causa? Será que não sabe que Deus há de trazer a juízo todas as obras? ecl.12:14 Mas é como eu disse, não fiquei surpreso, porque há homens na igreja que estão dispostos a tudo para não perder o cargo, não importa se vão chegar ao céu ou ao inferno contanto que chegue como primeiro ancião e há outros que não sabem o significado da palavra cristão que é seguidor de Cristo e passam literalmente a seguir homens, outro dia um me disse que o que ele tinha aprendido com Roberto Rabelo ele levaria até a morte. Oh! Meus irmãos, oh! Meus queridos, somos seguidores de Cristo, por favor, examinem as coisas com carinho e com muito cuidado deixando de lado o orgulho e o preconceito porque " Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.prov14:12

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Orgulho e Preconceito

Todo mês eu coloco crédito no telefone celular de minha esposa, numa dessas vezes o crédito acabou rapidinho pois toda hora alguém mandava uma mensagem pra ela e assim seus créditos se foram. A mensagem que mandavam era a seguinte: "Há duas palavras que abrem muitas portas, empurre e puxe." Na primeira vez que recebemos a mensagem rimos pra valer, mas depois foi perdendo a graça (e os créditos). Isso me fez pensar que também existe duas palavras que fecham muitas portas "orgulho e preconceito". É estranho como temos o hábito de ler as palavras e passar por cima da maioria delas como se conhececemos a fundo cada uma , alias me perdoem os mais exigentes pois cometo muitos erros de português, veja por exemplo a palavra orgulho: Segundo o dicionário Aurélio," 1.Sentimento de dignidade pessoal; brio, altivez. 2.Conceito elevado ou exagerado de si próprio; amor-próprio demasiado; soberba.3. Aquilo ou aquele(s) de que(m) se tem orgulho. Altivo, brioso, vaidoso, soberbo." Já da palavra preconceito diz o seguinte: 1.Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida. 2. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. 3. superstição, crendice; prejuízo. 4. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc. A palavra de Deus "a Bíblia" também não fala nada a favor do orgulho, vejamos por exemplo o Salmo 10:4 Por causa do seu ORGULHO, o ímpio não o busca..., Prov.21:24 Quanto ao soberbo e presumido, zombador é seu nome, ele procede com insolente ORGULHO. Isaías 2:7 E a altivez do homem será humilhada, e o ORGULHO dos varões se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia. Existem vários outros , vou citar só mais um, Ezeq.24:21 Dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu profanarei o meu santuário, o ORGULHO do vosso poder, a delicia dos vossos olhos,e o desejo da vossa alma; e vossos filhos e vossas filhas, que deixastes cairão à espada. Já a palavra preconceito eu não encontrei no texto bíblico. ( Se você achar pode me mandar). Já Ellen G. White, Caso você não conheça ela foi uma das pioneiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia da qual eu faço parte não obstante agora levar a alcunha de dissidente, deixa bem claro que foi o orgulho que tirou Lúcifer do céu, aprecie este texto de seu livro Patriarcas e profetas à pagina 39: " Com grande misericordia, de acordo com seu caráter divino, Deus suportou longamente a Lúcifer. O espírito de descontentamento e desafeição nunca antes havia sido conhecido no céu, Era um elemento novo, estranho, misterioso, inexplicável. O próprio Lúcifer não estivera a principio ciente da natureza verdadeira de seus sentimentos; Durante algum tempo receou exprimir a ação e imaginações de sua mente; todavia não as repeliu, Não via para onde se deixava levar. Entretanto, esforços que somente o amor e a sabedoria infinitos poderiam imaginar, fora feitos para convence-lo de seu erro. Provou-se que sua desafeição era sem causa, e fez-se-lhe ver qual seria o resultado de persistir em revolta. Lúcifer estava convencido de que não tinha razão. Viu que "justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras" (salmo 145:17); que os estatutos divinos são justos, e que, como tais, ele os deveria reconhecer perante todo o céu. Houvesse ele feito isso, poderia ter salvo a si mesmo e a muitos anjos. Ele não tinha naquele tempo repelido totalmente sua lealdade a Deus. Embora tivesse deixado sua posição como querubim cobridor, se contudo estivesse ele disposto a voltar para Deus, reconhecendo a sabedoria do criador, e satisfeito por preencher o lugar a ele designado no grande plano de Deus, teria sido reintegrado em suas funções. Chegado era o tempo para uma decisão final; deveria render-se completamente à sabedoria divina ou colocar-se em franca rebelião. Quase chegou a decisão de voltar; mas o orgulho o impediu disso. Era sacrifício demasiado grande, para quem fora tão altamente honrado, confessar que estivera em erro, que suas imaginações eram erróneas, e render-se à autoridade que ele procurara demonstrar ser injusta."